sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

ADEUS BLOG DOS GOLFINHOS

Olá golfinhos!

Hoje tomei uma das decisões mais difíceis dos últimos anos. Só eu sei como, no fundo de mim, isto dói!
Tenho andado a adiá-la, a forçar a sua continuação, mas penso que chegou a hora. Pensei evitar esta dor, mantendo-me ligada a vocês... mas está na hora de cortar o "cordão umbilical" que nos tem mantido unidos e seguir em frente... EU e VOCÊS!
Passei convosco os melhores 3 anos da minha carreira como professora... Dei sempre o que achei que era o melhor. Fui mais que professora... fui mãe... fui amiga... fui confidente...
Dei-vos tudo o que podia e estava ao meu alcance, exigindo sempre de vocês mas muito também de mim. Tentei ser ideal, fiz tudo para que amassem andar na escola, tentei todas as estratégias para que cada um dos meus golfinhos caminhasse para o sucesso, ao seu ritmo, respeitando as suas características pessoais.
Vocês deram-me muito... Convosco partilhei a minha pessoa, a minha família, os meus problemas.
Sem darem conta, ajudaram-me a ultrapassar imensas batalhas pessoais e profissionais que foram sempre atacando esta vossa amiga que, por ser sensível demais, por ter uma visão diferente da de muita gente, por não ter força e auto-estima suficientes para caminhar sozinha, se apoiou na força que os 24 pilares da nossa sala me davam.
Houve momentos dificeis, houve problemas para resolver entre nós, mas conseguimos sempre resolver tudo com muita amizade e com um grande espírito de equipa, muitas vezes contra tudo e contra todos, contra opiniões bem contrárias às nossas.
Neste momento, venho encerrar um capítulo cujo fim estava marcado para Setembro.
Venho dar-vos liberdade, libertar as vossas asas e deixar-vos voar....
Não pensem que não dói... mas tem de ser.
Vocês merecem mais um ano de 1.º Ciclo recheado de coisas boas e eu não posso agarrar-vos mais... não tenho esse direito.
Sigo em frente... com vocês dentro do meu coração!

Se quiserem, se pecisarem de mim, sabem onde me encontrar!
Só vos peço dois favores:
ACREDITEM QUE SÃO CAPAZES
e
LUTEM POR AQUILO EM QUE ACREDITAM

Esta vossa mestra golfinha, vai nadar noutro Mar, mas deixo-vos juntos num Oceano imenso, onde poderão nadar à vontade, pois as bases estão em vós e o que aprenderam comigo ficará para sempre como uma forte bagagem que poderão jamais abandonar.
ADORO-VOS A TODOS E A CADA UM DE FORMA ESPECIAL
Mas este blogue termina aqui...
OBRIGADA POR TUDO!


Pais, amigos, familiares e visitantes:

Obrigada por teres estado atentos ao que fomos fazendo, por nos terem acompanhado, por nos terem motivados com os vossos comentários, por terem respeitado a minha forma de trabalhar.
Deram-me muita confiança, quando tudo parecia negro e que não valia a pena.
Estarei eternamente grata.
Marisa Luna Vinagre

24 comentários:

Mafalda Luna disse...

BRAVO!!!!! (aplaudindo de pé)

Pedro Canas disse...

Estou orgulhoso da tua atitude. Não és grande... és enorme!!! Um abraço para todos os golfinhos!!!

Susana Félix disse...

Claculo o que te custou tomar esta decisão que foi um acto de grande coragem e que te vai ajudar a seguir em frente. Força. estarei sempre contigo...

Ana Lúcia disse...

Marisa, emocionei-me muito, muito, com este derradiero texto, mas apoio esta atitude, que concerteza foi bastante pensada e ponderada! Engraçado...ainda hoje quando me levantei foi um dos meus primeiros pensamentos, até quando se manteria o blog? Seria premeditório...?
Aquele primeiro gesto diário de quando ligava o computador ir directamente para a turma dos golfinhos vai terminar! Durante estes anos muito do que se escreveu me fez rir (nunca vou esqueçer a surpresa do dia da mãe do 1º ano)chorar de emoção, reflectir sobre diversas situações, mas acima de tudo ter muito orgulho: dos golfinhos e do grupo que eram e da Marisa, que foi quem tornou possível toda esta amizade/familariedade entre crianças e pais.Fico muito feliz por saber que aminha filha partilhou a maior parte da escola primária com um grupo e uma professora que a marcaram e vão marcar para sempre! Estou muito grata! Marisa, este não é um discurso do adeus, pois como eu digo à Matilde quando as saudades apertam, ela agora já não é tua professora, mas é tua amiga e é isso que eu sinto! Estes anos eu senti a Matilde a "voar", quer no entusiasmo pelas matérias que aprendia, quer nas outas perspectivas, que a Marisa dedicava a cada matéria,
quer humanisticas quer científicas Também eu adorei e embarquei com muito prazer nesta aventura dos golfinhos. Eles agora já são uns meninos mais crescidos, mas os ensinamentos estão lá! A Matilde repete muitas vezes para mim "mãe, a Marisa dizia sempr: acredita que és capaz". A Marisa foi um farol para estes meninos!!Obrigado por tudo.
Beijinhos e até Já

Ana Lúcia

Anónimo disse...

Princesa querida, toma por exemplo lindo aquilo que a pequena Matilde disse à mãe! "Mãe, a Marisa dizia sempre: acredita que és capaz!!!"Fizeste-lhes ver como é importante e o quanto é bom gostarem da escola, ensinaste-os os primeiros passos, e muito bem,agora eles têm de seguir com os seus próprios pés,só deixas-te de ser a professora deles, não deixas-te de ser a amiga e confidente! Vive a tua vida com felicidade!!! E lembra-te ninguém te ama mais do eu quero te ver feliz e sorridente todos os dias da minha vida!!!

Olga disse...

Minha querida!
Surpreendes-te novamente com a tua força e coragem.
Nunca poderemos retribuir tanta dedicação pessoal,profissional e tanta excelência. Os nossos filhos absorveram os ensinamentos e o exemplo de vida de uma grande mulher. O meu filho está mais sabedor, mais forte e mais confiante graças a ti. Tal como nele,a tua marca ficou em todos os golfinhos e até nos pais. Hoje já não és a sua professora, mas continuas a ser sua amiga, um orgulho e exemplo, e continuas a ser amada de forma genuina pelos golfinhos e pelos seus pais.Somos uns priveligiados por te termos nas nossas vidas.
Muito obrigada, do fundo do coração!
Não penses que é adeus!! É sempre até logo!!!!
Estaremos sempre por perto!
Beijos
Olga

Anónimo disse...

Amiga Marisa
Quanta sorte os nossos filhos tiveram por terem tido uma professora tão "rica". Mas não te esqueças que a nossa sorte continua porque tu fazes e farás sempre parte de nós.
E que bom é ter-te por perto.
Pôe-te feliz e linda, dá a volta por cima e dá graças a Deus por seres tão, tão "Grande".
Bj e até logo.
Ângela

aida disse...

Porque é que um blog de turma serve?
Para comunicar com os pais, para os alunos reverem momentos, para mostrar trabalhos que nos enchem de orgulho, ...
É óptimo que as minhas filhas possam sempre visitar este blog e recordar momentos que viveram intensamente durante três anos.
A semente ficou em todos os Golfinhos e claro também na Marisa.
É por isso que eu gosto de pessoas e acredito na humanidade. Acho que a Marisa também acredita nas pessoas. Só assim se entrega tão deliciosamente aos outros, no caso, aos Golfinhos.
Imagina, minha amiga, daqui a 5 anos encontrares os Golfinhos na rua. Sabes o que é que vai acontecer... vais ouvir "MARIIIIIIISA" e um bando de adolescentes a correr para te abraçar. Acho que aí vais ter a certeza que VALE A PENA ser como tu és.
Bem-haja, amiga
Até Já

Pais do João disse...

Querida Marisa..."Acredita que és capaz" era a vossa frase, verdade?
Consegues escrever com o coração e conseguiste-nos emocionar com cada palavra que escreveste.
Foste professora, foste mãe, e és agora uma grande amiga. Uma amiga que eles/nós vamos falar toda a vida com tanto orgulho... Ensinaste-lhes a saborear as conquistas, ensinaste-lhes a saberem levantar-se de cabeça erguida a cada tropeção. Foste " A melhor das melhores", única!
Os nossos corações estão cheios de amor, de amizade que sempre entregaste sem pedires nada em troca.
O nosso filho hoje é um menino com ideias bem definidas, porque tu o ensinaste!
Obrigado amiga pelos maravilhosos 3 anos que propocionaste ao nosso filho.
Parabéns pela coragem!
Foi precisa muita!
Que orgulho ser tua amiga!
Nós? Nós estaremos sempre por aqui, à espera do teu abraço fantástico!
Beijinho apertado desta família que te admira tanto!

Anónimo disse...

Olá querida!
Fiquei comovida com o teu texto, mas acho que estás no caminho certo. As boas lembranças ficarão sempre guardadas no coração e agora é seguir em frente e contruir novos caminhos.
Beijinhos grandes

P.S.-> Um dia vamos construir um castelo com as pedrinhas (obstáculos) que aparecem na nossa vida...mas temos de apanhá-las, guardá-las para avançarmos cada vez mais fortes.:-)

Silvia Pontes

Anónimo disse...

Que pena .
Mas é um verdadeiro acto de coragem.
a tua golfinha clara

Anónimo disse...

Que pena .
Mas é um verdadeiro acto de coragem.
a tua golfinha clara

Anónimo disse...

Marisa querida:já disseram quase tudo... Lembro aqui as palavras do (também) grande Raul Solnado: «Há dois tipos de discurso: "Obrigada" e Muito Obrigada"».
Por ser como é, ter a coragem de viver com o " o coração de fora" ,por tudo o que aprendemos e trocamos, golfinhos e pais golfinhos...
Acho que não me engano ao pensar que qdo os nosso golfinhos forem pais, vão querer uma "Professora Marisa" para os seus filhos ;)
Estamos cá,
Um Abraço "daqueles"
Teresa

Vasco disse...

Fico muito triste mas temos de seguir em frente.Ainda havemos de nos encontrar.

Beijos.
Do golfinho Vasco.

Marivan Oliveira disse...

Passando para fazer uma visita e ser um seguidor do seu blog.
Gostaria de ser seu amigo.
Pode acompanhar as minhas notícias e se tornar membro do meu blog no:
http://radiopentecostal.blogspot.com/

Qualquer coisa estamos por aí.
Marivan.

Website Hosting disse...

¿Has pensado en añadir más videos a su blog para mantener a los lectores más entretenido? Quiero decir que acabo de leer todo el artículo de los suyos y fue bastante bueno pero como yo soy más de un aprendiz visual, me pareció que para ser más útil, así que me haga saber cómo resulta! Me encanta lo que ustedes están siempre demasiado. Esa labor inteligente y presentación de informes! Mantenga a los chicos grandes obras que te he añadido a mi blogroll chicos. Este es un gran artículo, gracias por compartir esta información informativo .. Voy a visitar tu forma regular durante algún último mensaje.

chic Gucci shirts disse...

good place!

Marley's Mom disse...

Watch these 3 sisters sing at youtube.com/OfficialACE3

ANDRE disse...

Parabéns lindo o blog.
Salve os golfinhos!
http://colorir-e-pintar.blogspot.com

Anónimo disse...

voces sao de que escola?
voces tem um lindo blog maravilhoso,extraordinario,lindissimo
muintas beijocas para voces

Lohk disse...

Seu site é bem legal.
Continue assim e vai se dar muito bem.
Quando eu estava vendo os blogs, achei o seu e gostei já da cara dele.
Desejo ler mais seu site.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Amazing stuff man... An obligation of appreciation is all together for all your hard work!!!!!
Advertising Agency in Gurgaon

best digital watch disse...

I really like your blog.. very good tones and point. Did you make this site yourself or did you enroll someone to do it for you? Plz answer back as I'm expecting to make my own blog and should know where u got this from. great wishes
men analog digital watch